quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alugar um apartamento em Paris (longo prazo)

Nos últimos dias passei poucas e boas tentando alugar um apê aqui em Paris. 
É MUITO difícil achar um que seja bom, bonito e com um preço razoável (sim, porque barato é impossível)!


 Sempre tem um contra: ou é pequeno demais, ou sujo, ou feio, ou num bairro ruim. Ou quando tudo é perfeito, o apê fica no sétimo andar de um prédio sem elevador!!! 

Os bons apartamentos são alugados num estalar de dedos e aqueles que, como eu, procuram alugar um apartamento em Paris precisam de muita 'sagacidade', ou, como diria meu marido: 'é na rataria que se consegue'.

Por isso deixo algumas dicas:

1. Capitalizar! Seu primeiro mês num novo apartamento vai te custar muito caro. Esteja preparado para gastar três vezes o valor do aluguel no primeiro mês. Você terá que pagar o primeiro mês adiantado + o valor de um aluguel acrescido de 19% para a imobiliária + o valor de um aluguel como garantia, ou caução, que só te será restituido na saída do apartamento. Além disso, terá outros gastos tais como o seguro do apê (sempre exigido, e varia de acordo com o tamanho do imóvel) e a ativação de serviços como internet, telefone, TV, etc. 

2. Monte seu dossiê: Encontre um fiador (de preferência na França, mas há quem aceite fiador estrangeiro), reúna seus documentos, declarações de imposto de renda, contra cheques, diplomas etc. Dê ao proprietário ou à agência documentos que mostrem quem você é e sua idoneidade.

3. Pesquisar! Vá todas as manhãs ao site pap.fr  Este é um site onde os proprietários anunciam seus apartamentos sem passar por agências imobiliárias. Fica mais barato alugar diretamente do proprietário para não ter que pagar a taxa da agência (aqui, quem paga a taxa é o inquilino!). Entre bem cedinho e veja as ofertas postadas no dia. Seja o primeiro a ligar para o proprietário, assim você terá mais chances de conseguir uma visita. Desista de escolher apenas os anuncios com fotos: muitos não as colocam. Agende a visita e veja o apê ao vivo.

Passando por agências, apesar de mais caro, fica um pouco mais fácil pois os apartamentos não saem tão rápido. Há muitos sites que reúnem as últimas ofertas das principais agências de Paris. Os dois melhores, na minha opinião, são:


E a última dica é ser 'sagaz'. Ligue muito, mande muitos emails, fale para todos que está procurando um apartamento, vá a muitas agências... enfim: faça de tudo para estar no lugar certo na hora certa. 




Peça a Deus que te ajude e vá à frente, pois no fim das contas é Ele quem vai mais te ajudar. Graças a Ele encontrei o meu cantinho em 2 dias!


Boa Sorte!

3 comentários:

  1. Olá Mayra,

    Bom, estou passando pela mesma busca que vc passou --- achar um cantinho pra morar em Paris. Mas, em alguns lugares estao pedindo um fiador que more na França, porém já ouvi dizer que algusn lugares eles aceitam um fiador estrangeiro =)
    Estou tentando ver isso, de repente, meu pai ser meu fiador. Vc saberia talvez me dizer quais papeis eles pedem no caso do fiador ser estrangeiro? Estou pegando o maior numero de informaçoes possiveis. Mas quem sabe vc nao tem o pulo do gato??! =)

    Ahhh, adorei o blog, me ajudou bastante. Se Deus quiser vou achar meu lugarzinho tb.

    Beijo,
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,

      No meu caso eu precisei entregar uma carta assinada pelo meu pai (onde ele afirmava ser meu fiador) e a declaraçao de imposto dele (do Brasil mesmo).
      Você ja encontrou alguma coisa? Se nao tiver encontrado, me avisa que eu posso ter algumas pistas de apartamento pra você...
      Boa sorte!
      Beijos,
      Mayra

      Excluir
  2. Ola Mayra, preciso de u apê ou casa com um tamanho bom, pois e eu meu esposo, minha irma e meus três filhos, moramos na Itália e estamos indo pra paris, queria um na região do gentilly pois tenho amigos por lá, espero que ainda visite seu blog, pois as datas sao de 2012, mais tenho fe em deus que vou conseguir um lugar bbb, bom bonito e barato, pra continua cuidando de meus anjos.

    obrigada pelo apoio e adorei seu blog.

    meu email e talitaeirno@hotmail.com

    ResponderExcluir